Mira Schendel, pintora

  Inicia-se em 6 de dezembro, no Instituto Moreira Salles de São Paulo, a exposição Mira Schendel, pintora. Com esta, podemos contabilizar três exposições sobre a produção de Mira Schendel só neste ano.

No início de 2011, o IAC (Instituto de Arte Contemporânea) expôs Avesso do avesso, e agora, também em dezembro, a Caixa Cultural de São Paulo mostra um grande panorama da produção da artista com a exposição intitulada Através. Estas duas exposições compreendem sua produção entre o meio da década de 1960 e o final dos anos 1970, tendo como foco a transparência, o papel e as inserções léxicas realizadas pela artista, trabalhos pelos quais sua produção ganhou mais visibilidade. Mas o que temos no IMS é uma oportunidade única de ver uma seleção das pinturas de Mira, em sua maioria feitas sobre tela, que não fazem parte de coleções públicas, reunidas de modo a nortear a produção da artista.

Em Mira Schendel, pintora, as 29 obras selecionadas pela curadora Maria Eduarda Marques chamam a atenção para referências importantes para a artista, como os pintores Giorgio Morandi e De Chirico, além de suas experiências com diferentes materiais como gesso, areia, cimento e folha de ouro. Com essa produção, podemos refletir sobre as relações entre o plano da pintura e o espaço tridimensional. Seguindo esses passos, parece fazer mais sentido deparar-se com obras da série Sarrafos, e vê-la como desenvolvimento de sua produção como pintora. Essa produção foi concomitante com pesquisas envolvendo transparências ou grafismos, em que o vazio e o espaço são elementos-chave. Em muitas de suas pinturas, a materialidade se constrói de forma oposta, é pesada e opaca, embora o sentido de vazio muitas vezes permaneça.

Com obras do início de sua carreira, em 1953, até a sua última série completa, Sarrafos, de1987, a exposição evidencia a postura de Mira Schendel como pintora e a concretização de seu percurso para o rompimento com definições estanques sobre a linguagem pictórica.

Para mais informações sobre a exposição em cartaz no IMS-SP: http://ims.uol.com.br/radio/D840

Sobre a exposição na Caixa Cultural de São Paulo: http://www.caixacultural.com.br/html/main.html

 * A obra de Mira Schendel que ilustra este post intitula-se Sem título, 1964

Deixe um comentário